JpG discute a separação de freguesias em Souto e Gondomar
A Coligação Juntos Por Guimarães vai debater na próxima segunda-feira a pertinência das uniões de freguesias. Esta discussão terá lugar no Auditório do Centro Social de Souto Santa Maria, sendo organizada pela estrutura local do partido.
O caso de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, três freguesias que foram unidas em 2013, é tido como um exemplo em que “não foi benéfico” para as freguesias. André Coelho Lima será o orador nesta sessão.
Eduardo Fernandes, candidato à junta de freguesia pela Coligação JpG, dá conta que em alguns casos é difícil para a população chegar à sede da junta de freguesia.
“Este é um tema que está identificado pela coligação como um tema que preocupa muito os cidadãos de muitas Uniões de Freguesias. A reorganização municipal que ocorreu em 2013, em muitos casos, não foi benéfica para as populações. Temos que ter noção que muitas pessoas para irem da Junta de Freguesia de Gondomar à Junta de Freguesia de Souto São Salvador, onde temos muitos dos nossos serviços, tem que fazer 5km. A maior parte dos idosos está impossibilitada de fazer estas deslocações”, refere.