São Clemente acolhe peregrinos após autocarro avariar em Sande
Em São Clemente de Sande, o arranque dos Dias nas Dioceses, atividade que precede a Jornada Mundial da Juventude, deu-se com um ato de solidariedade; o autocarro em que seguiam os 12 peregrinos para serem acolhidos em São Clemente, bem como os destinados a Silvares, a São Jorge de Selho e a São Martinho de Candoso avariou, e a comunidade albergou todos esses jovens no centro paroquial enquanto esperava pelo veículo de substituição.
“A solidariedade humana resolveu o assunto. Houve a preocupação da paróquia de acolhimento mais próxima, São Clemente de Sande. Percebemos que o autocarro avariou e fomos buscar todos os jovens para serem acolhidos num local fresco enquanto a empresa procedia à substituição do autocarro”, diz Juvenal Mendes, uma das pessoas envolvidas no acolhimento paroquial de São Clemente, ao Reflexo.
A avaria na embraiagem da viatura deu-se na manhã desta quarta-feira em São Martinho de Sande, perto do limite com a freguesia de São Clemente. Todos os jovens são oriundos da Diocese de Nanterre, nos arredores de Paris, e os que foram acolhidos temporariamente já seguiram para Silvares, São Martinho de Candoso e São Jorge de Selho.
As 12 pessoas acolhidas em São Clemente de Sande dedicam a tarde a conhecerem o sistema de partilha de águas para rega dos campos agrícolas, que vigora naquele território desde o século XIX. “A tecnologia não permitia profundidade. A água que havia para a agricultura era praticamente superficial. Eles vão ver esse sistema de represas de água. Aquilo está regrado. Cada campo tem direito, no verão, a usar toda aquela água num determinado período”, indica Juvenal Mendes, a propósito do rally paper que estão a fazer por São Clemente de Sande.
Para o habitante de São Clemente, a visita é ainda mais premente num tempo marcado pelas alterações climáticas, que demonstra a vulnerabilidade da “família humana”. “A ecologia é um tema para o qual a Igreja chama a atenção há muito tempo. Queremos que os jovens sejam bons exemplos de sustentabilidade ambiental”, diz.
Os Dias nas Dioceses estendem-se até domingo, com mais de 700 peregrinos a serem acolhidos no Arciprestado de Guimarães e Vizela.