25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Já não precisa do Cartão de Eleitor para votar.

Paulo Dumas
Sociedade \ quarta-feira, maio 22, 2019
© Direitos reservados
Nas próximas eleições europeias entra em prática um conjunto de novas regras que poderão gerar alguma confusão. Por exemplo, as mesas de voto, passarão a estar divididas por ordem alfabética.

No próximo domingo, 26 de maio, decorrerá o exercício eleitoral que indicará quais são os representantes portugueses nas várias famílias políticas, no Parlamento Europeu. Desde que Portugal aderiu à União Europeia, estas são as sétimas eleições europeias sobre as quais os eleitores portugueses são convocados a exercer o direito de voto.

Este exercício eleitoral será marcado pelo desaparecimento do Cartão do Eleitor. As mesas de voto passarão a estar organizadas em função da ordem alfabética. Para votar basta apresentar o documento de identificação (o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade).

Este é o primeiro passo para a implementação da votação eletrónica em todo o território português. O sistema já foi testado no passado sábado, 18 de maio, no distrito de Évora e deverá começar a ser implementado numa das próximas eleições.

Mas, para já, nas eleições europeias o voto será ainda feito pelo tradicional boletim de voto. Caso não tenha consigo o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade poderá recorrer a um outro documento, desde que tenha uma fotografia atualizada do titular.

Se mesmo assim não tiver disponível qualquer documento, poderá conseguir votar mesmo assim. Neste caso, a sua identidade terá quer comprovada por duas testemunhas. Em alternativa, se todos os membros da mesa conseguirem efetuar a identificação, conseguirá exercer o direito de voto.

Antes de tudo, é importante que se informe do local onde poderá votar. Os locais de voto estão organizados em função dos cadernos eleitorais. Portanto, apenas poderá votar no local indicado pela freguesia (ou união de freguesias) onde está recenseado.

Se tiver dúvidas em relação ao seu local de voto, há várias formas de o confirmar. Pode confirmar o local na sede da Junta de Freguesia do seu local de residência. Pode dar-se o caso de estar recenseado numa freguesia diferente do seu local de residência. Na freguesia de Caldelas as mesas de voto estarão localizadas na Escola do Pinheiral.

É possível ainda saber o local de voto através de meios eletrónicos. No website www.recenseamento.mai.gov.pt poderá saber onde votar e saber inclusivamente a sua mesa de voto.

Poderá também enviar uma mensagem SMS através do seu telemóvel para o número gratuito 3838 com a seguinte estrutura: “RE[espaço]número de CC/BI[espaço]data de nascimento sem traços". Este é um exemplo de mensagem: RE 7424071 19820803.

É importante que vote no próximo domingo. Afinal, é-lhe dada a oportunidade de indicar quem deseja ver no Parlamento Europeu, representando os portugueses. O Parlamento Europeu desempenha um papel central e fundamental na elaboração das políticas europeias, que depois são aplicadas nos estados membros.