19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Já é possível consultar “O Povo” e o “Notícias” on-line

Catarina Castro Abreu
Cultura \ quinta-feira, fevereiro 23, 2017
© Direitos reservados
Dois títulos históricos da imprensa local vimaranense passam a estar disponíveis através da página web do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

2012 estava prometido como o el dorado para a cultura em Guimarães mas foi o ano da morte do histórico “Notícias de Guimarães”. Menos de um ano depois “O Povo de Guimarães” também deixou de estar nas bancas, deixando a comunicação social vimaranense mais pobre. Todas as edições de ambas as publicações estão agora disponíveis on-line, através do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, iniciou, em 2011, a implementação do Arquivo Digital, que visa disponibilizar, on-line, a informação e documentação que tem à sua guarda. “A digitalização da documentação assume, no seio do Arquivo Digital, extrema importância, pois significa uma aposta na preservação e valorização de um património riquíssimo e único, como é o caso do acervo do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta”, lê-se na página daquela instituição.

“Ciente da importância dos jornais enquanto fonte de estudo para a construção e reconstrução histórica, foram disponibilizados para consulta, online, o jornal “Povo de Guimarães”, dos anos 1978 a 2011, num total de 12.733 imagens digitais, e o jornal “Notícias de Guimarães”, dos anos 1932 a 2005,num total de 23.443 imagens digitais”, anuncia o Arquivo Municipal, convidando à consulta “destas coleções de jornais possibilite uma espécie de retorno ao passado vimaranense, aos factos e aos acontecimentos políticos, sociais, económicos que marcaram, indelevelmente, a forma como vivenciamos o nosso presente”.

Estas coleções podem ser consultadas através da página do Arquivo Municipal no endereço eletrónico: archeevo.amap.pt/details?id=221201