25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

IPCA distribui garrafas reutilizáveis pela comunidade académica

Redação
Sociedade \ sexta-feira, março 15, 2019
© Direitos reservados
De 19 a 23 de março o IPCA irá promover a Semana da Sustentabilidade. O programa inclui um conjunto de ações diretamente relacionadas com a proteção do meio ambiente e a sua sustentabilidade.

Serão 6000 garrafas que o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) irá distribuir durante a Semana da Sustentabilidade, organizada por esta instituição de ensino superior, de 19 a 23 de março. Esta é uma ação que pretende incentivar a redução do uso do plástico no campus.

Na mesma linha serão substituídos os copos de plástico na cantina e bares por copos de papel e de vidro. O IPCA, que celebra em 2019 os seus 25 anos de existência, passará a ter apenas venda de água engarrafada em águas de vidro e eliminará a distribuição de palhinhas de plástico.

Para assinalar esta semana, o IPCA programou um conjunto de atividades promovendo a proteção do ambiente e a sensibilização para a utilização mais sustentável de recursos. A sessão de abertura da Semana da Sustentabilidade está marcada para o dia 19, numa cerimónia a ter lugar em Barcelos.

Além daquelas iniciativas, o IPCA irá passar a ter bicicletas partilhadas, ao abrigo do Projeto U-Bike Portugal, visando promover a mobilidade suave, em particular a bicicleta, nas comunidades académicas. Serão ainda plantadas 25 árvores e estão previstas ações de limpeza no Rio Cávado.

A Semana da Sustentabilidade do IPCA está inserida no seu plano estratégico para o período 2017-2021, que tem inscrito o eixo estratégico “Campus Responsável”, tendo como um dos objetivos a promoção de um Campus Verde, Saudável e Seguro.