27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Instituto científico europeu inaugurado pelo Presidente da República

Paulo Dumas
Freguesias \ quinta-feira, junho 25, 2009
© Direitos reservados
Cavaco Silva esteve esta manhã no Parque de Ciência e Tecnologia para inaugurar um equipamento científico que será a sede de uma rede de 22 outros laboratórios espalhados pela Europa.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva inaugurou hoje o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, equipamento de referência localizado no Avepark e onde 120 investigadores, oriundos de cerca de 20 países, desenvolvem trabalho científico laboratorial ao mais alto nível.

A visita de Cavaco Silva a propósito do 24 de Junho foi assim aproveitada para visitar o Avepark e o novo edifício onde, para além de todo o corpo de instigadores ligado ao Grupo 3Bs da Universidade do Minho, ficará também uma spin-off ligada ao tratamento de células estaminais.

O chefe de estado português referiu-se aos dois episódios que motivaram a sua visita a Guimarães afirmando que uma das formas de celebrar os 900 anos de D. Afonso Henriques é procurando uma inspiração para o futuro. Cavaco Silva referiu-se ainda à visita que efectuara como "inspiradora para um futuro melhor".

O Instituto Europeu faz parte e coordena uma rede de 22 filiais, distribuídas por 13 países distintos, coordenada pelo professor Rui Reis que viu neste dia todo o seu trabalho, assim como o da equipa que coordena, ser reconhecido pelo Presidente da República.

Para o director do grupo de investigação as novas instalações representam uma enorme melhoria nas condições de trabalho dos investigadores, que antes se encontravam dispersos dos campus da Universidade do Minho.

Reportagem: Paulo Dumas e Manuel António Silva