“Inquietante”: Teresa Portal apresentou nas Taipas o seu primeiro romance
Momentos musicais, apresentação do trailer do livro e uma sala repleta. Foram estes os ingredientes da apresentação do livro “Vidas sofridas”, da escritora Teresa Portal – ex-professora da Escola Básica das Taipas.
A sala multiusos do Antigo Mercado das Taipas foi o palco para a escritora divulgar o que considera ser um “romance inquietante”. “O editor acreditou em mim e deixou-se surpreender”, referiu a autora, desvendando um pouco da história de dois conventos franciscanos, um de cada lado de um rio tumultuoso.
Uma trama que, após o primeiro capítulo, não deixou o editor “entusiasmado”. “Mas, fui lendo, lendo e quando me deparei estava a meio do romance”, constatou João Manuel Ribeiro, editor da Trinta por uma linha, que destaca desta obra um “livro bem escrito” e com “temáticas tremendamente atuais”.
Em representação do município, Paulo Lopes Silva notou o facto de estarmos perante “uma sala cheia à volta de um livro”, o que é “significativo do carinho que as pessoas têm pela autora”, disse o vereador da cultura, rematando que saiu da sessão com “vontade de ler o livro”.
O romance “Vidas sofridas” já está à venda, assim como a restante obra literária de Teresa Portal, os seus livros infantojuvenis. “Muitos dos casos que cá estão, no “Vidas sofridas”, não são ficção; eu torneios ficção e torneio-os mais ligeiros do que realmente foram”, atirou Teresa Portal, levantando um pouco do véu sobre este seu primeiro romance.