29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Início do ano letivo no agrupamento mantém moldes de funcionamento do ano anterior

Paulo Dumas
Sociedade \ segunda-feira, setembro 03, 2018
© Direitos reservados
As aulas terão início no dia 17 de setembro para os alunos do Agrupamento de Escolas das Taipas. O ano letivo 2018/2019 será ainda condicionado pela construção da nova escola, que deverá estar concluída a tempo do segundo período.

O início do ano escolar de 2018/2019 foi marcado pela direção do Agrupamento de Escolas das Taipas para a terceira semana de setembro. O novo ano letivo continuará condicionado pela obra de construção da escola sede do agrupamento, nas Caldas das Taipas.

Neste sentido os moldes de funcionamento, nos anos letivos até ao 9.º ano, irão manter-se como no ano anterior, com a distribuição dos alunos pelas escolas de Sande (S. Lourenço), Sande (S. Martinho) e pela Escola Secundária das Taipas.

O ano letivo 2018/2019 trará ainda novidades ao nível do funcionamento da estrutura curricular para o ensino básico, no sentido da maior autonomização das escolas e uma redefinição dos moldes do que até aqui era conhecido como Educação Especial e que passará a ser denominado de Educação Inclusiva.

O calendário escolar também já é conhecido. A atividade nas escolas do Agrupamento inicia-se terça-feira, 4 de setembro, com uma reunião geral de professores, no equipamento escolar onde estão instalados provisoriamente os serviços administrativos do agrupamento.

Para os dias 11 e 12 de setembro foram agendadas reuniões com os encarregados de educação - dia 11 para encarregados de educação do pré-escolar e 1.º ciclo; e dia 12 para 2.º e 3.º ciclos. Estas reuniões terão lugar nas escolas onde ficarão colocados os anos correspondentes aos ciclos de ensino.

O Ministério da Educação definiu um intervalo para o início das aulas, de 12 a 17 de setembro. Nas Caldas das Taipas o primeiro período letivo terá início a 17 e a pausa de Natal está marcada para 14 de dezembro.

O segundo período decorrerá de 3 de janeiro a 5 de abril. O terceiro e último período decorrerá a partir de 23 de abril, com as aulas a terminarem entre 5 e 21 de junho.

Transporte Escolar

Está também a decorrer o processo de requerimento de transporte escolar, que funcionará para os alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.

O requerimento deverá ser apresentado, juntamente com uma fotografia tipo passe e a apresentação do Cartão do Cidadão, até ao dia 15 de setembro nos serviços administrativos do agrupamento (na sede da Junta de Freguesia de S. Martinho de Sande).

Uma vez que existe a expectativa que, a partir do segundo período, as aulas passem a funcionar na nova escola, os encarregados de educação terão necessidade de solicitar dois requerimentos - um para durante o primeiro período e outro para quando a nova escola começar a funcionar.

Distribuição dos alunos por escolas, em função do ano de escolaridade

[table id=13 /]