29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Inauguradas 2ª Fase do Parque de Lazer da Praia Seca e Horta comunitária

Redação
Freguesias \ sábado, julho 24, 2021
© Direitos reservados
A Junta de Freguesia de Caldelas promoveu as inaugurações que foram suspensas no passado dia 19 de junho: Parque de Lazer da Praia Seca (2ª fase), Trilho Ecológico do Ave e Horta Comunitária.

Este sábado, 24 de julho, a Junta de Freguesia de Caldelas promoveu as inaugurações que foram suspensas no passado dia 19 de junho: Parque de Lazer da Praia Seca (2ª fase), Trilho Ecológico do Ave e Horta Comunitária.

Os eventos contaram com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Luís Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas e José Pimenta Machado, Vice-Presidente da agência Portuguesa do Ambiente.

Com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a Junta de Freguesia de Caldelas assinou o protocolo de financiamento de 50 mil euros para a valorização da margem do Rio Ave na freguesia, com a presença do Vice-Presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente José Pimenta Machado.

Foi ainda inaugurado o Trilho Ecológico do Ave que liga o Parque de Lazer da Praia Seca ao Parque de Lazer das Caldas das Taipas, percurso que integrará a Ecovia do Ave do Município de Guimarães.

O Parque de Lazer da Praia Seca, construído em 2019, foi recentemente alargado com a inclusão de um terreno adquirido pela Junta de Freguesia, que possibilitou o alargamento da zona de parque, a criação de espaços para a prática desportiva, a melhoria das condições das instalações de apoio (bar e instalações sanitárias) e a conclusão do passeio que liga este parque à Rua do Tojal.

A Horta Comunitária é um espaço junto ao Rio Ave com 33 talhões que foram disponibilizados à população para cultivo de alimentos biológicos.

Luís Soares realça o espírito de “amizade” com que a comunidade respondeu ao desafio. “Este é um projeto que teve uma adesão fantástica das pessoas. Este espírito comunitário é algo que pensamos, de inicio, como sendo a base deste projeto, mas nunca pensamos que fosse levado tão em profundidade como foi.”