19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Hospital Senhora da Oliveira com centro de investigação “certificado”

Redação
Sociedade \ terça-feira, maio 17, 2022
© Direitos reservados
Unidade de saúde é já uma das 10 com mais investigação no país, tendo agora o primeiro centro académico ligado ao SNS com “certificação”, que vai ser oficializada a 26 de maio.

O Centro Académico e de Formação (CAF) do Hospital Senhora da Oliveira (HSO) está agora “totalmente certificado”, no âmbito total “da Norma Portuguesa 4457:2007, que estabelece a estrutura de qualidade em investigação clínica, capacitação, bem como Inovação & Desenvolvimento (I&D)”, informou a unidade de saúde nesta terça-feira, em comunicado.

É o primeiro centro clínico afiliado ao Serviço Nacional de Saúde a consegui-lo em Portugal, acrescenta o hospital de Guimarães. “A concessão desta certificação a este serviço do HSO vem reconhecer a qualidade e excelência dos serviços prestados pelo CAF, no âmbito da investigação, ensino e formação”, lê-se.

Esta certificação, que será oficializada a 26 de maio, numa cerimónia marcada para as 09h30, abarca projetos de investigação clínica, a formação contínua de recursos humanos e a partilha de conhecimento com o “ecossistema académico/universitário, científico e produtivo no domínio da saúde”.

A distinção surge depois de, em novembro de 2021, o HSO ter sido “premiado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica”, ao apresentar um projeto para um hospital de dia que garanta a investigação clínica, e de, em março de 2022, ter sido considerado um dos 10 hospitais do país com mais investigação clínica, segundo um relatório da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.