28 maio 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Hospital de Guimarães entre os dez melhores do país na investigação clínica

Redação
Sociedade \ sexta-feira, fevereiro 18, 2022
© Direitos reservados
Resultados sustentam uma evolução progressiva nos últimos três anos. Hospital passará a integrar a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN) face a estes resultados.

O Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães está entre os dez melhores do país no que ao investimento e produtividade em Investigação Clínica diz respeito, segundo dados publicados pela DGEEC (Direção da Estatística Educação e Ciência).

Este ranking contempla os principais hospitais universitários portugueses, instituições públicas e privadas e tem por base o Inquérito anual ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional – IPCTN20.

Em nota enviada às redações, o Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães “regista uma evolução progressiva e sustentada nos últimos três anos, claramente demonstrando o esforço desenvolvido e o cumprimento escrupuloso do seu propósito com eficiência comprovada”.

Nessa mesma nota são especificados os três principais campos em que o Hospital Senhora da Oliveira obteve francos progressos nos últimos três anos: 

  1. a) Top 10 das Instituições Hospitalares com mais despesa em atividade de I&D (era 13º no início do triénio)
  2. b) Instituições Hospitalares com mais despesa em atividade de I&D, na área das Ciências da Saúde (apenas entrou no ranking no ano passado e este ano ocupa já a 8ª posição)
  3. c) Instituições Hospitalares com mais despesa em atividade de I&D, na área da medicina básica (apenas entrou no ranking no ano passado e este ano ocupa já a 9ª posição)

Para além disto e no último triénio, o Centro Académico e de Formação: 

  1. Quadruplicou o número de estudos clínico em desenvolvimento no HSOG
  2. Reforçou a sua posição como Hospital Escola, de cariz Universitário trabalhando em estrita relação com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e com mais 37 instituições de ensino, cujos alunos complementam a sua formação junto dos profissionais do HSOG.
  3. Trabalha em estreita relação coma AICIB e a PtCRIN para o estabelecimento de um Centro de Excelência em Investigação Clínica, tendo participado ativamente em vários projetos piloto em conjunto com aquelas instituições.