20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Hélder Pereira soma nova distinção

Redação
Sociedade \ quinta-feira, maio 17, 2012
© Direitos reservados
O médico taipense foi galardoado no início de Maio, em Genebra, com um prémio para o melhor melhor projecto de Investigação Científica na área da Artroscopia e Traumatologia Desportiva.

A distinção ocorreu no decurso do 15º Congresso da European Society of Sports Traumatology Knee Surgery and Arthroscopy (ESSKA) que decorreu em Genebra entre os dias 2 e 5 de Maio.

A notícia foi-nos avançada por nota de imprensa emitida pela Taipas Termal, instituição onde Hélder Pereira assume o cargo de vice-presidente da Direcção, apresentando a referida distinção como o principal Prémio atribuído à Investigação pela mais importante Sociedade Europeia dedicada à Artroscopia e Traumatologia Desportiva que se destina a reconhecer, encorajar e estimular contributos notáveis com impacto nesta área da Ortopedia Mais referem que este prémio, estará, seguramente entre as maiores distinções alguma vez atribuídas a um Ortopedista português e coloca Portugal no mesmo patamar que os melhores Centros de investigação mundial da Europa à Ásia e América do Norte.

O trabalho agora galardoado, ainda na sua fase inicial, já havia sido alvo de distinção pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia, com a atribuição, em 2011, do Prémio Jorge Mineiro sendo que desta feita assume reconhecimento mundial.

Na sequência do trabalho desenvolvido, Hélder Pereira foi convidado pela ESSKA, que é recentemente presidida por João Espregueira Mendes médico e, entre muitas outras coisas, professor da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e investigador do Grupo 3Bs, para integrar o Basic Science Research Committee da ESSKA passando a ser o mais jovem membro da ESSKA.

Ao Reflexo, Hélder Pereira deu conta da sua enorme satisfação por ter conseguido alcançar tamanha distinção. Considerou mesmo tartar-se "dum prémio que, tendo em conta que é pela primeira vez atribuido a um Ortopedista Português, será certamente marcante em toda a minha carreira profissional. Nesta fase da minha actividade profissional, este prémio assume uma importânacia muito elevada".

Na foto aparece Hélder Pereira ao lado de René Verdonk considerado mundialmente um dos "pais" da Investigação em reparação e substituição Meniscal, autor do livro de Referência Mundial The Meniscus que fez questão de publicamente enaltecer a excelência do trabalho apresentado e vontade de estabelecer colaboração na prossecução do mesmo, com o jovem médico taipense.