03 maio 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Médico Hélder Pereira propõe nova técnica para tratar lesões no tornozelo

Redação
Sociedade \ segunda-feira, novembro 27, 2023
© Direitos reservados
O ortopedista de Caldas das Taipas viu o desenvolvimento de nova abordagem a essas lesões, apresentada num congresso, ser premiado. Esse trabalho permitiu o regresso de uma atleta à vida desportiva.

Especialista em ortopedia e traumatologia desportiva, Hélder Pereira foi distinguido com o melhor poster relativo ao desenvolvimento de uma técnica cirúrgica inovadora no tornozelo e no pé no evento designado Dias das Especialidades, realizado pela Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva, entre 24 e 25 de novembro, em Varsóvia, capital da Polónia. Apresentada no evento por Catarina Souto, médica que integra a sua equipa de investigação, essa nova abordagem para tratamento de patologia grave do tornozelo permitiu a retoma de uma atleta jovem à vida ativa e à prática do basquetebol.

“O trabalho de Hélder Pereira, e sua equipa foi mais uma vez reconhecido ao mais alto nível num grande evento internacional”, lê-se numa nota de imprensa enviada ao Reflexo. “Este prémio reflete o contínuo esforço do ortopedista português e sua equipa no tratamento dos seus pacientes, nomeadamente no retorno à atividade física de alta exigência e ao desporto de elite”.

O reconhecimento internacional, prossegue a nota, é “fonte de motivação para continuar o trabalho no desenvolvimento e formação proporcionado em território nacional”, responsável por cativar o interesse de jovens médicos dos mais variados pontos do globo para fazer a sua formação na especialidade de ortopedia.

O médico crê que a distinção é “um exemplo de esperança” na traumatologia desportiva portuguesa e para a afirmação de Portugal enquanto prestador de serviços a atletas de todo o mundo quando o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vive “tempos de reconhecida dificuldade”. “Temos verificado a requisição de clínicos portugueses por todos os cantos do globo em clubes de elite”, conclui a nota.