25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Hélder Pereira distinguido pela SP de Ortopedia e Traumatologia

Redação
Sociedade \ sábado, fevereiro 18, 2012
© Direitos reservados
O médico taipense, Hélder Pereira, recebeu recentemente a principal distinção atribuída pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.

O jovem médico/investigador taipense, foi reconhecido pelo trabalho Regeneração do Menisco Humano por Engenharia de Tecidos: Nova abordagem celular e acelular, orientado pelo Prof. Rui Reis e Prof. João Espregueira-Mendes, que versou o desenvolvimento de novas estratégias por Engenharia de Tecidos (ET) e combinou a aplicação de biomateriais inteiramente desenvolvidos no Grupo 3Bs, sediado no Avepark, com uma estratégia inovadora de terapia celular para aplicação clínica futura.

O Prémio Prof. Doutor Jorge Mineiro/Prof. Doutor Carlos Lima, a principal distinção atribuída pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, foi atribuído ao Médico/Cientista Hélder Miguel Pereira, investigador do Grupo 3B´s da Universidade do Minho, liderado pelo Prof. Rui Reis, durante XXXI Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia realizado no Estoril.

Este é o principal Prémio atribuído a trabalhos de investigação pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e destina-se a reconhecer, encorajar e estimular contributos notáveis para a investigação com impacto na área de Ortopedia. Este prémio é atribuído a cada dois anos (alterna com o Prémio Carlos Lima com o mesmo âmbito e igual impacto).

Hélder Pereira, fez todo o seu percurso académico nas Taipas até ingressar na Universidade do Porto na Curso de Medicina. Pela vila taipense, dedicou muito do seu tempo ao associativismo, nomeadamente à Associação de Estudantes da Escola Secundária local, da qual foi presidente durante alguns anos e à Associação Reflexo, integrando os seus órgãos dirigentes.