08 fevereiro 2023 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Hélder Pereira apresenta livro de um prestigiado grupo internacional

Redação
Sociedade \ domingo, fevereiro 06, 2022
© Direitos reservados
Mais de dois anos de trabalho vertidos num livro de sensivelmente 400 páginas por parte do reconhecido médico taipense. Coordenou investigação de um restrito grupo internacional de especialistas.

O ortopedista taipense Hélder Pereira apresenta na próxima terça-feira, 8 de fevereiro, o livro “Lateral ankle instability: an internacional approach by the ankle instability group”, numa cerimónia que terá lugar no Centro de Memória de Vila do Conde.

Médico de referência no ramo da ortopedia dedicada à traumatologia desportiva, o investigador viu o seu trabalho ser reconhecido ao poder ser o coordenador e principal editor do primeiro livro do Ankle Instability Group, um grupo internacional restrito dos maiores especialistas do mundo dedicados ao tratamento e investigação nesta área.

Este livro com sensivelmente quatro centenas de páginas representa mais de dois anos de trabalho do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde, sendo um importante contributo para a investigação sobre tornozelo, nomeadamente a sua instabilidade.

Hélder Pereira conta no seu currículo com o tratamento de várias figuras do desporto nacional e internacional, casos de André André, Pepe, Keylor Navas, Danilo Silva, Jordan Santos, Ricardo Ribas, entre outros.

Dado o seu trabalho no tratamento de numerosos atletas de elite, Hélder Pereira foi distinguido em 2017 com o Prémio Jan Gillquist Scientific Award (“silver medal”) pela investigação dedicada ao estudo biomecânico da instabilidade do tornozelo pela maior Sociedade Internacional de Ortopedia e Traumatologia Desportiva em Xangai, na China.

A apresentação do livro contará com a presença de várias entidades do mundo do desporto, como dirigentes, treinadores e atletas, dando o seu apoio ao autor num momento importante da Ciência e Traumatologia Desportiva portuguesa no plano internacional.