20 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Hélder Gomes num “desafio irrecusável” no CART. Quer “os lugares cimeiros”

Bruno José Ferreira
Desporto \ terça-feira, novembro 12, 2024
© Direitos reservados
Novo treinador do CART regressa ao clube em que começou a carreira de jogador. Picota espera “um desafio difícil”, mas na motivação da equipa vê um indício que é possível “andar nos lugares cimeiros”.

A equipa de hóquei em patins do CART já deu início à nova época, somando nas cinco primeiras rondas do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão – Zona Norte A dois triunfos, dois empates e uma derrota. Tal como tem vindo a ser norma nas últimas épocas, o conjunto taipense mantém a espinha dorsal da equipa, um grupo há muito formado, à qual se juntam dois reforços, ambos provenientes do HC Riba d’Ave: Gonçalo Castro e Pedro Gomes. 

A principal novidade está, contudo, no banco de suplentes, com Hélder Gomes, conhecido no mundo do hóquei como Picota, a assumir o comando técnico da equipa. O técnico de 43 anos regressa ao clube no qual começou enquanto jogador, falando deste ingresso no CART como um “desafio irrecusável” atendendo ao atual momento que a coletividade atravessa.

O treinador, que começou a treinar em França e conta também com uma passagem pela formação e pela equipa B do HC Braga, aponta o gosto pela modalidade como essencial para aceitar este desafio. “O que me levou a aceitar foi o gostar da modalidade e do clube, o CART foi o clube que me deu o ser no hóquei em patins, visto que foi aqui que comecei. É o meu clube do coração, surgiu a proposta e derivado também à situação do clube foi uma proposta irrecusável”, refere.

Da época transata continuam no plantel nove elementos, aos quais se juntam os dois reforços já anunciados. Num grupo estabilizado ao longo dos anos, que teve também Orlando Ribeiro como treinador, Hélder Gomes não esconde que “foi difícil” entrar com novas metodologias, mas no geral considera que “o grupo assimilou bem o que foi pedido, os novos processos e uma nova tática de jogo”, e a resposta “acabou por ser boa com o grupo a revelar estar muito motivado”. “Fui bem recebido por toda a gente, pelo grupo, staff e pelo presidente, que me levou a abraçar este desafio”, complementou.

Numa perspetiva do que poderá ser a época que, recorde-se, já iniciou, o técnico diz que “vai ser um campeonato muito complicado”, atendendo a que “as equipas são todas muito equivalentes”. “Temos equipas bês de grandes clubes com miúdos que vêm dos nacionais, mas também temos equipas batidas com muita experiência, de segunda divisão que descem. Vai ser um campeonato muito competitivo”, acredita.

Neste quadro, Hélder Gomes crê que o “grupo está preparado, a treinar bem” e, por isso, as “expetativas no CART são boas”, diz. “Temos jogadores com muita experiência e outros mais jovens, vamos pensar jogo a jogo. Penso que vamos fazer um bom campeonato. Vai ser duro, mas o grupo está preparado”, completa, assumindo que quer entrar na luta pelos primeiros lugares.

“O nosso objetivo é lutar pelos lugares cimeiros, fazer o melhor possível. Vamos encontrar equipas difíceis, mas o CART também tem os seus argumentos, é um clube com história que já foi campeão nacional com alguns elementos deste grupo”, conclui, apontando a “motivação com que a equipa arrancou a época” para estar otimista quanto à prestação do CART em mais uma Campeonato Nacional da 3.ª Divisão da modalidade.

 

PLANTEL CART 2024/2025

Renovações: Nélson Silva, Carlos Rodrigues, "Berto" Martinho, Pedro Rúben, Afonso Ferreira, Guga, Rodrigo Ferreira, João Martinho e Francisco Silva;

Reforços: Gonçalo Castro (ex-HC Riba d'Ave) e Pedro Gomes "Cuca" (ex-HC Riba d'Ave);

Treinador: Hélder Gomes "Picota"

[ndr] artigo originalmente publicado na edição de novembro do Jornal Reflexo.