16 setembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Há mais desportistas federados em Guimarães e também mais modalidades

Redação
Desporto \ domingo, agosto 11, 2024
© Direitos reservados
Conclusões do relatório de Praticantes Federados 23/24, produzido pelo Centro de Estudos do Desporto da Tempo Livre. O futebol continua a liderar, seguindo-se agora o futsal, que destronou o ciclismo.

Um aumento de 13,39% no número de desportistas federados em Guimarães, e também de modalidades, é a principal conclusão do relatório sobre Praticantes Federados relativo a 2023/24, produzido pelo Centro de Estudos do Desporto da Tempo Livre.

Ao todo foram 9951 os atletas federados em várias modalidades, mais 1175 comparativamente com a época anterior, o que significa o aumento de e 13%. Ao todo, temos 8115 praticantes do género masculino e 1836 do género feminino.

Também no que a modalidades praticadas se nota um aumento, passando de 35 para 41. Trata-se de um record de modalidades praticadas no concelho. Columbofilia e Lutas Amadoras entram como novas modalidades, seguindo a listagem do IPDJ, e o Campismo e Montanhismo, Capoeira, Motociclismo e Triatlo voltam a ter praticantes federados.

O futebol continua a ser a modalidade que mais atletas atrai, quase metade dos desportistas federados de Guimarães (48,20%), sendo que o futsal superou o número de praticantes do ciclismo, sendo agora a segunda modalidade com mais praticantes.

Relacionando o número de praticantes federados com a população é possível concluir que Guimarães tem uma taxa de prática desportiva federada de 6,35%, inferior à média nacional (7,36%), mas, superior à média do distrito de Braga (5,56%). Ao nível do género, Guimarães continua a ter uma percentagem de praticantes femininos (18,45%) consideravelmente inferior à média nacional (31,52%) não se registando alterações significativas em relação à última época.

Para Nelson Felgueiras, vereador do Desporto, os dados deste relatório permitem uma "cartografia bastante detalhada sobre a prática federada de desporto em Guimarães", e evidenciam os investimentos feitos na criação de condições que favoreçam e incentivem a prática desportiva. "Este tipo de trabalhos permite-nos olhar para o território e definir melhores políticas públicas que nos conduzam a um território mais coeso e saudável, por via do desporto". Para o vereador, "estes resultados são muito animadores" e os próximos passos passarão por "continuar a trabalhar para aumentar o número de atletas e praticantes das várias modalidades desportivas.”

 

MODALIDADES COM MAIS PRATICANTES

Futebol (4.796 atletas)

Futsal (444)

Ciclismo (427)

Karaté (400)

Judo (350)

Andebol (338)

Ginástica (320)

Ténis (280)

Atletismo (265)

Tiro com Armas de Caça (245)