Há 20 anos a crescer, há em St. Estêvão um presépio com cerca de 1000 peças
Há em Santo Estevão de Briteiros, no Restaurante Chico d’Agrela, um presépio que se foi multiplicando ao longo das duas últimas épocas. Um “fascínio” da proprietária, Conceição Rodrigues, faz questão de compor no jardim que serve de entrada p presépio que já leva sensivelmente um milhar de peças.
“Gosto sempre de ter tudo muito bonito, mas o Natal e a possibilidade de fazer isto fascina-me”, dá conta ao Reflexo, indicando que desde que está à frente do negócio seguiu a tradição que já cumpria em casa.
“Vou acrescentando sempre algo novo a cada ano e, de ano para ano, as peças vão aumentando”, atira com satisfação, fazendo por alto uma estimativa de cerca de um milhar de peças que são cuidadas com carinho: “As peças são de barro e vão-se deteriorando; Este ano restaurei cada casinha à mão”.
Introduzida recentemente, a iluminação faz também parte do imaginário deste presépio que tem vários materiais aproveitados. “Ainda vou buscar o musgo todo ao monte”, refere Conceição Rodrigues, confirmando que “dá muito trabalho”, mas é, ao mesmo tempo, um gosto, lembrando as vezes em que o montou debaixo de chuva.
Por norma, o presépio do Chico d’Agrela apresenta-se a 29 de novembro, dia em que se assinalada o Pinheiro, das Festas Nicolinas. “Gosto que esteja pronto nesse dia”, sendo mais um atrativo para os clientes. “Adoram, dizem que é qualquer coisa. As crianças ficam aqui no vidro a olhar o presépio. Muita gente, essencialmente crianças, vão para lá tirar fotografias”, conclui.