20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Há 15 anos: Braço de ferro entre a junta e a câmara

Redação
Sociedade \ quinta-feira, janeiro 12, 2023
© Direitos reservados
A primeira página do mês inaugural de 2008 é curiosa: uma balança pesa um “braço de ferro” entre junta e município.

Isto porque na última Assembleia de Freguesia de 2007 foi rejeitado um voto de louvor à cooperativa Taipas Turitermas. Manuel Ribeiro, então presidente da Assembleia, argumentava que a cooperativa “tem dado mostra de desrespeito para com o executivo da Junta”.

Na ressaca da entrevista ao então presidente da junta de freguesia de Caldelas, Constantino Veiga, o jornal dá palco a reações dos partidos – e do presidente da Câmara Municipal, António Magalhães. A entrevista foi também tema na Assembleia de Freguesia, com o Partido Socialista a dizer que “não podia partilhar” as ofensas que Constantino Veiga “produziu relativas a duas associações”

O presidente da Câmara Municipal dizia que Constantino Veiga “continua a navegar em águas turvas”. José Luís Oliveira, eleito pelo PS à Assembleia de Freguesia, argumentava que as promessas eleitorais “foram feitas apenas e só para enganar os eleitores”. A CDU, por Cândido Capela Dias, frisava que o presidente da junta social democrata era “um náufrago”.

Destaque também para a notícia de duas Unidades de Saúde Familiar abrirem no Centro de Saúde das Taipas. Uma visita da Ministra da Educação à Escola Secundária de Caldas das Taipas é anunciada. O centro de Saúde das Taipas é o primeiro do país e, até ao momento o único, a ser totalmente convertido em USF. O processo culminou com a abertura oficial de duas USF – a Ara de Trajano e a Duovida. Curiosamente, um dos deputados que visitou as instalações foi o socialista António José Seguro, que chegaria a secretário-geral do partido.

No desporto, o CC Taipas termina o ano na 2.ª posição. No CART, um mês “pouco produtivo”. A festa do Natal do Futebol Juvenil juntou centenas de atletas.

Artigos relacionados