02 novembro 2025 \ Caldas das Taipas
pesquisa

Guimarães volta ao século XII com os 900 anos de D. Afonso Henriques

Alberto Couto
Cultura \ quarta-feira, outubro 29, 2025
© Direitos reservados
O Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento transforma-se num palco de História viva: o colóquio “Gestualidade Feudal” evoca o nascimento simbólico de Portugal, entre os dias 14 e 15 de novembro.

Guimarães voltará a respirar o ar do século XII. No Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, o som das vozes académicas cruzar-se-á com o eco das espadas e dos rituais de cavaleiros.

É o Colóquio Internacional “Gestualidade Feudal nos 900 Anos da Investidura de D. Afonso Henriques”, que se realiza a 14 e 15 de novembro, e que reúne historiadores de Portugal e Espanha para revisitar os gestos, símbolos e ritos que moldaram o poder, a fé e o destino do primeiro rei português.

A iniciativa, integrada nas Comemorações dos 900 Anos da Batalha de São Mamede (1128–2028), olha para trás para compreender o momento em que, em 1125, Afonso Henriques foi armado cavaleiro em Zamora — um ato solene que marcou o início de uma epopeia nacional.

Entre conferências e comunicações, desfilam nomes sonantes da historiografia ibérica, como Fernando López Alsina, José Carlos Ribeiro Miranda, Stefano Cingolani ou Maria João Violante Branco, que procurarão decifrar o que escondem os gestos de poder e as cerimónias que legitimaram reis e impérios.

Uma viagem à génese da identidade portuguesa, um convite a olhar Guimarães como a encruzilhada entre o Condado e o Reino, entre o mito e a memória. “Celebrar São Mamede é muito mais do que recordar uma batalha”, dizem os organizadores. “É revisitar a fundação de uma ideia — Portugal.”

Com entrada gratuita, o colóquio promete dois dias de mergulho na História viva. As inscrições estão abertas em diaumdeportugal.guimaraes.pt.