Guimarães tem 40 "Eco-Escolas" (e dez delas são a norte do concelho)
Guimarães está entre os concelhos com mais Eco-Escolas em Portugal, tendo sido atribuído o galardão a 40 escolas vimaranenses e ainda três Eco-Agrupamentos. O anúncio decorreu esta terça-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, na cerimónia que serviu para reconhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da educação para a sustentabilidade e atribuir prémios às escolas vencedoras, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Dez dos estabelecimentos de ensino galardoados ficam a norte do concelho.
A cerimónia contou com a participação do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, realçando que a consciência ambiental começa nas escolas. “Este é um projeto de grande significado. Através do eco-escolas tem sido possível em cada uma das escolas modificar a sua face visível e aí contaminar as nossas comunidades. Sabemos bem que quando começámos a reciclar nas nossas escolas ainda não se reciclava na nossa sociedade, quando a consciência ambiental apareceu nas escolas a sociedade não falava nisso. Foi a partir da escola que acabámos por mudar gerações de portugueses”, afirmou o ministro.
A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, presente no evento, destacou o acompanhamento desenvolvido pelas escolas do concelho na estratégia da sustentabilidade ambiental que tem sido implementada pela autarquia. “Há uma preocupação constante das nossas escolas com as questões ambientais, e este é o resultado do trabalho desenvolvido", salientou.
Eis os estabelecimentos de ensino a norte galardoados:
Centro Social das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas
EB 2,3 Briteiros
EB1 Charneca
Escola Básica de Caldas das Taipas
EB Agrolongo Sande S. Lourenço
EB1 Igreja Sande S. Martinho
EB1 Vieite (Sande S. Clemente)
EB1 de Longos
EB1 Pinheiral