27 outubro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães: Ricardo Araújo promete "ação imediata" no arranque do mandato

Sofia Rodrigues
Política \ segunda-feira, outubro 27, 2025
© Direitos reservados
No primeiro dia na Câmara Municipal de Guimarães enquanto presidente, Ricardo Araújo, destacou o compromisso de cumprir as promessas feitas e de iniciar de imediato o trabalho executivo.

O novo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, iniciou funções na Câmara Municipal de Guimarães esta segunda-feira, dia 27 de outubro, manifestando-se "muito motivado" e "muito determinado" no arranque do novo mandato.

"Hoje é um dia especial para nós que fomos eleitos para o executivo da Câmara Municipal. A mim cabe-me a honra, como disse, de dirigir o município nos próximos anos, enquanto presidente", afirmou.

O autarca sublinhou que este primeiro dia foi dedicado à organização do trabalho com os vereadores e direções municipais. "Hoje é um dia, essencialmente, de organização do trabalho com a equipa de vereadores, com a equipa das direções municipais, com quem entrei em reunião já de seguida. São os primeiros passos para nós organizarmos a estrutura do município para o trabalho que temos pela frente", referiu.

Ricardo Araújo destacou ainda a importância de começar funções de imediato."Quis começar de imediato, quer com a equipa toda de vereadores, quer com a equipa das direções municipais, para podermos começar a trabalhar com toda a força."

Entre os primeiros compromissos assumidos, o presidente confirmou que iria receber a direção da Escola Básica 2/3 de Pevidém e da associação de pais, conforme prometido. "Foi um compromisso que assumi. Vou receber, espero que ainda hoje, a direção da Escola de Pevidém e da associação de pais, porque disse que os receberia no primeiro dia em que estivesse em funções na Câmara."

Com a agenda preenchida, Araújo garantiu manter o foco no que considera ser essencial. "O nosso foco são as pessoas, é por elas que nós estamos aqui, e, portanto, a prioridade é resolver o problema das pessoas, para que a qualidade de vida possa efetivamente melhorar em Guimarães."

O presidente reiterou ainda o objetivo de tornar Guimarães uma "capital europeia da qualidade de vida", assegurando que o novo executivo trabalhará "com proximidade, com as instituições e empresas locais, para saber verdadeiramente aquilo que é preciso resolver".

Quanto à distribuição dos pelouros, Ricardo Araújo confirmou que "já estão definidos" e que seriam comunicados oficialmente aos vereadores e depois divulgados à comunicação social.

No final, deixou uma mensagem de confiança face ao novo ciclo político. "É nesse sentido que vamos trabalhar com muita força e com muita determinação."