23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães reforça respostas de serviços clínicos através de protocolo com Centro de Medicina

Redação
Sociedade \ terça-feira, outubro 27, 2020
© Direitos reservados
Prestação de cuidados de saúde, através de recursos digitais que permitem o acompanhamento do doente, em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Guimarães chegou, recentemente, ao registo de mais de 100 casos diários de Covid-19. Em resposta a este constante agravar da situação, a Câmara Municipal de Guimarães puxou por mais reforços e implementou um protocolo com o Centro de Medicina P5, da Escola de Medicina da Universidade do Minho, o qual tem como objetivo a prestação de cuidados de saúde, através de recursos digitais que permitem o acompanhamento do doente.

Desde o início desta pandemia que os serviços de saúde, seja por via telefónica, seja presencial, não têm tido capacidade de responder ao grande fluxo de pedidos de ajuda, que se tem gerado. Nesse sentido, este protocolo visa aliviar essa sobrecarga e criar meios alternativos aos presenciais e às linhas telefónicas, atualmente existentes, para facilitar a realização de diagnósticos e o acompanhamento de doentes.

O P5 assegurará a prestação de serviços clínicos aos cidadãos de Guimarães, através de plataformas digitais de serviços de monitorização e de avaliação de sintomas clínicos, em articulação com as unidades prestadoras de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Existirá a interação entre os profissionais de saúde e os munícipes e avaliação do impacto dos resultados clínicos, no âmbito de projetos de investigação.

Estão assegurados ainda serviços de apoio clínico para triagem de utentes, através das aplicações digitais ou da linha telefónica, onde os munícipes podem entrar em contacto com os profissionais do P5.