06 novembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães Jazz arranca esta quinta-feira com IImmanuel Wilkins

Sofia Rodrigues
Cultura \ quinta-feira, novembro 06, 2025
© Direitos reservados
O saxofonista Immanuel Wilkins dá início ao Guimarães Jazz, que de 6 a 15 de novembro celebra 34 edições de cruzamentos entre gerações, estilos e sonoridades.

A 34.ª edição do Guimarães Jazz arranca esta quinta-feira, 6 de novembro, com o concerto do saxofonista norte-americano Immanuel Wilkins, que apresenta o projeto "Blues Blood" com três vocalistas, num tributo às origens do jazz e ao seu "sangue blues". O Guimarães Jazz, que decorre até 15 de novembro sob a direção artística de Ivo Martins.

A 7 de novembro, a cantora Maria João regressa ao Guimarães Jazz, duas décadas depois, para celebrar 40 anos de carreira com o espetáculo Abundância, no qual retoma influências africanas, acompanhada por coro, banda e pela Orquestra de Guimarães.

O primeiro fim de semana termina a 8 de novembro com o trio de Fred Hersch, pianista reconhecido pela sua versatilidade e pela sofisticação interpretativa que o tornam uma das figuras mais respeitadas do jazz contemporâneo.

A segunda metade do festival começa a 13 de novembro com o saxofonista Mark Turner, um dos nomes mais influentes do jazz moderno, à frente de um quinteto de excelência. No dia 14, o pianista Craig Taborn, acompanhado pela violoncelista Tomeka Reid e pelo baterista Ches Smith, apresenta um projeto inovador que promete explorar novas sonoridades. O encerramento, a 15 de novembro, fica a cargo do pianista panamiano Danilo Pérez, que sobe ao palco com a Bohuslän Big Band, da Suécia, para um concerto que une "classicismo e exotismo musical".

Além dos concertos principais, o Guimarães Jazz oferece uma programação paralela dedicada à descoberta e à experimentação.

O programa completo está disponível aqui.