24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães isenta pagamento da Taxa de Gestão de Resíduos

Redação
Sociedade \ terça-feira, fevereiro 23, 2021
© Direitos reservados
O valor é superior a 500 mil euros e será assumido pelo Município de Guimarães em substituição dos munícipes.

A Câmara Municipal de Guimarães mantém a taxa de gestão de resíduos em 2021, apesar dos aumentos aplicados pelo Governo. Assim sendo e em contexto de pandemia, o Município decidiu prestar apoio aos habitantes e assumir a despesa, superior a meio milhão de euros.

Recorde-se que o Governo, tendo em vista contribuir para desencorajar as opções de deposição final em aterro, ao mesmo tempo que incentiva a redução da produção de resíduos e a separação e reciclagem de materiais, introduziu aumentos na Taxa de Gestão de Resíduos, que passou de 11 euros a tonelada, para 22 euros a tonelada.

A autarquia de Guimarães entende que o utilizador não deve ser penalizado pelo aumento de taxas. Domingos Bragança sublinha que “o Município de Guimarães está atento às dificuldades das pessoas e das empresas e, por isso, assumiu os aumentos dos encargos na taxa da gestão de resíduos no âmbito de um quadro de medidas que têm sido implementadas, essencialmente de âmbito de social e de apoio às famílias vimaranenses”.