20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães estabelece relações com vista a um acordo de cooperação com o Cazaquistão

Redação
Sociedade \ quarta-feira, dezembro 23, 2020
© Direitos reservados
Está prevista uma possível geminação de Guimarães com Turquestão, uma relação que visa potenciar a cidade a nível económico e cultural.

Na reunião de Câmara desta segunda-feira, 21 de dezembro, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, informou que Guimarães está a desenvolver esforços para o estabelecimento de relações estruturadas e permanentes com o Cazaquistão, conversações que surgem na sequência da visita do Embaixador do Cazaquistão a Guimarães, Daulet Batrashev, ocorrida no passado dia 29 de setembro.

Domingos Bragança disse que “está a ser preparado um acordo de cooperação ou geminação com Turquestão, uma das cidades históricas do Cazaquistão. As conversações em curso visam o estabelecimento de relações económicas e culturais preferenciais, com enfoque em áreas como a educação, o turismo e as ações humanitárias".

A aproximação entre o Cazaquistão e Guimarães é fruto da abertura da Embaixada do Cazaquistão em Portugal, o que veio permitir intensificar a cooperação bilateral, assim como a realização de várias missões de empresários para a criação de joint ventures e a implementação de projetos de investimento.

Segundo Domingos Bragança, “o Cazaquistão afigura-se uma excelente oportunidade para diversificação dos tradicionais mercados para a nossa economia regional, enquanto que, na ótica cultural e patrimonial, possibilita o estabelecimento de pontes e contactos com uma região do mundo com a qual o relacionamento institucional e entre cidadãos tem sido demasiado escasso”, diz o Presidente da Câmara, acrescentando a ideia que esta será também uma oportunidade com enorme potencial para a criação de novos mercados emissores para o turismo de Guimarães.

Domingos Bragança referiu ainda que está planeado um Consulado do Cazaquistão em Guimarães, uma decisão que, segundo o edil, “passa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo seu Ministro”, mas que será uma boa oportunidade de afirmação internacional de Guimarães.