
Guimarães envolve jovens no Plano de Ação Estratégica para a Juventude
O roteiro da juventude, organizado pelo Município de Guimarães, tem vindo a auscultar os jovens vimaranenses ao longo dos últimos cinco meses, para que participem na elaboração do Plano de Ação Estratégica para a Juventude, que será apresentado em julho de 2025.
De acordo com a autarquia, o objetivo do projeto é "reforçar e aprofundar o quadro de políticas de juventude municipais nas áreas da Participação Juvenil e Cidadania, Educação e Cultura, Mobilidade e Habitação, Saúde e Bem-estar e Empreendedorismo e Emprego".
No decurso deste processo, foram ouvidos os jovens de todas as escolas do ensino secundário e profissional de Guimarães. Realizaram-se igualmente sessões de trabalho cooperativo e grupos de discussão com as principais associações juvenis e organizações de juventude do concelho. Foram ainda promovidos grupos de trabalho especializados com as associações de estudantes do ensino secundário de Guimarães, com a Associação Académica da Universidade do Minho, a Casa da Juventude de Guimarães e com grupos informais de jovens integrados na Rede Cosmos — Rede Municipal de Grupos Informais de Jovens de Guimarães. Por fim, decorreram sessões de trabalho e auscultação junto dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico do concelho, envolvendo centenas de jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos.
Seguiu-se ainda o evento Impact Youth, que permitiu a realização de cinco fóruns de diálogo jovem e teve lugar o concurso de ideias "Impact Ideas", do qual resultaram 12 ideias de projeto, desenvolvidas a partir de 17 dezenas de Laboratórios de Projeto dinamizados por facilitadores do Programa E.Jovem, promovido pelo Município de Guimarães. Todos os contributos recolhidos neste âmbito também serão considerados na elaboração do futuro Plano de Ação Estratégico para a Juventude.
As fases finais de escuta de jovens decorrerão em maio, através de focus-groups com as Juventudes Partidárias de Guimarães, com os principais dirigentes jovens das organizações e instituições do território, bem como com representantes de projetos de inclusão e capacitação de jovens em situação de risco.
Por fim, será realizado um inquérito por questionário, permitindo que todos os jovens de Guimarães possam dar o seu contributo.
Para Nelson Felgueiras, vereador da Juventude, é fundamental "convocar os jovens para a construção comunitária. Queremos uma geração participativa e com plataformas de intervenção na sociedade. Os jovens são essenciais para mudar e melhorar o Mundo."