27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães destrói 956 ninhos de Vespa Asiática

Redação
Sociedade \ quarta-feira, fevereiro 17, 2021
© Direitos reservados
A eficácia do combate a esta praga tem-se vindo a evidenciar e, em comparação com o ano de 2019, verifica-se um menor número de casos sinalizados.

Durante o ano de 2020, o Município de Guimarães em articulação com agentes de Proteção Civil locais e com a colaboração de munícipes e Juntas de Freguesia a nível da comunicação de ninhos identificados, sinalizou e destruiu 956 ninhos de Vespa Asiática.

Este último número evidencia a eficácia do trabalho que se tem vindo a desenvolver no combate à Vespa Velutina, comumente tratada como Asiática, já que verifica uma redução de números de ninhos sinalizados em comparação ao ano de 2019, em que se encontraram e destruíram 1417 ninhos.

Aos poucos, o município tem atingido os objetivos por si definidos para eliminar novos focos e prevenir a dispersão da espécie a outras áreas, ajudando também à diminuição do impacto causado pela Vespa na saúde e no bem-estar das pessoas, bem como a nível apícola.

Em caso de deteção de ninhos de Vespas Velutinas, os munícipes podem contactar a Câmara Municipal de Guimarães através de um número de telefone de apoio direto (253 421 210) ou, em alternativa, por correspondência eletrónica.