Guimarães cria laços com o Cazaquistão
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, recebeu esta terça-feira, 29 de setembro, o embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, tendo em vista estabelecer relações com esta Embaixada e com vista ao fortalecimento das relações empresariais e históricas.
O ano de 2019 foi muito importante na cooperação bilateral entre Cazaquistão e Portugal e, nesse sentido, o país da Ásia Central procura continuar a fazer contacto com empresas estrangeiras, novas tecnologias e líderes em inovação.
Daulet Batrashev justifica o interesse em Guimarães ao apontar vários “pontos em comum” nos interesses de Portugal e Cazaquistão, referindo a cidade como “um território de forte industrialização”.
Durante o encontro, surgiu a possibilidade de uma geminação entre a cidade Berço e a cidade de Turquistão, face ao potencial histórico das duas cidades. Guimarães, por ser considerada Berço da Nação, enquanto Turquistão pela importância de ter sido capital do Cazaquistão e ser reconhecida pela sua arquitetura medieval de monumentos históricos.
Perante este aperto de mão, surgem oportunidades de negócio nos setores das TIC, energias, calçado, metalomecânica, construção, arquitetura e design, têxtil e o turismo, entre outros.
Para além da reunião na Câmara Municipal de Guimarães, com o Presidente Domingos Bragança e o Vereador da Divisão do desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, o Embaixador do Cazaquistão reuniu ainda com o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, no Campus de Azurém, e visitou o Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia.