26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães Corre Corre cumpriu edição 200

Manuel António Silva
Desporto \ terça-feira, fevereiro 12, 2019
© Direitos reservados
Tudo começou a 22 de dezembro de 2014 e desde então, cumprindo um “ritual” onde o principal objetivo é “correr, brincar e conviver”, já lá vão 200 edições.

É o “Guimarães Corre Corre”, iniciativa que se realiza um pouco por todo o país, em diferentes cidades e localidade e que em Guimarães foi impulsionada pelo taipense José Cândido Capela que desafiou dois amigos, o Jorge Lemos e Pedro Fernandes para, em conjunto, a levaram para a frente.

Desde 22 de dezembro de 2014 que todas as 2ªs feiras à noite, mais de 5 mil praticantes informais, já passaram pelas fileiras de participantes nesta iniciativa e, com exceção para o mês de agosto, que é de férias, o ponto de encontro acontece sempre na Plataforma das Artes, em Guimarães, pelas 21 horas.

A participação é grátis. “Basta aparecer”, refere José Cândido Capela que caracteriza a iniciativa como “um treino de corrida informal, de 7/8 km, onde os percursos são variados, com a particularidade de todas as semanas passarem no Castelo mas, a forma de lá chegar, é que é diferente. Não há grupos e o objetivo é levar o pelotão o mais compacto possível, fazendo reagrupamentos, nas praças e locais mais amplos. Os mais experientes ajudam os que estão a iniciar. Só desta forma achamos ser possível integrar e incentivar quem quer dar os primeiros passos na corrida”.

O “Guimarães Corre Corre” junta em média 100 participantes por semana, sendo que nas iniciativas realizadas na Primavera e Verão, esse número duplica.

Segundo José Cândido Capela, o lema da iniciativa é “Correr, brincar e conviver”.