20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães começa a fazer testes rápidos à Covid-19 em parceria com a Cruz Vermelha

Redação
Sociedade \ terça-feira, novembro 10, 2020
© Direitos reservados
A Câmara Municipal de Guimarães estabeleceu uma parceria com a Cruz Vermelha que permitirá começar a fazer testes rápidos de forma a rastrear e isolar o mais rapidamente possível hipotéticos casos de infeção de Covid-19.

Com a celebração deste protocolo serão realizados duzentos testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus por dia, destinados à comunidade escolar, mas também à sociedade vimaranense, seguindo as orientações das nossas Equipas Multidisciplinares de Saúde/Covid-19.

Inicialmente serão testados funcionários de creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo, sendo também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos. Guimarães terá um posto fixo nas antigas instalações do CyberCentro, em Couros, e também um posto móvel que se deslocará a instituições e outros locais do concelho.

“Esta solução, destinada aos habitantes e a todas as nossas instituições de Guimarães, permite-nos aprofundar o caminho de testar, rastrear e isolar o mais precocemente possível”, acredita o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, reforçando a ideia que esta medida permitirá reduzir e controlar ainda mais a transmissão da doença e prevenir e mitigar o impacto da doença no sistema de saúde.