19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães celebra Raul Brandão de 8 a 12 de março

Catarina Castro Abreu
Cultura \ quinta-feira, fevereiro 23, 2017
© Direitos reservados
De 8 a 12 de março, o Festival Literário Húmus vai dinamizar Guimarães com tertúlias, conferências, debates, leituras encenadas em vários pontos do centro histórico, passeios literários, pintura de frases do escritor nas passadeiras da cidade – iniciativa que já teve lugar no início do ano.

A obra dramática de Raul Brandão irá ser mostrada, na íntegra, por grupos amadores e escolas de teatro de Guimarães. O renovado Largo de Donães vai acolher o Jardim Rauliano, anunciou Adelina Paula Pinto, vereadora da Educação, na apresentação do evento aos jornalistas na passada segunda-feira, 20. A agenda do “Brandinho” vai ser distribuída pelas crianças.

Aliás, o público infanto-juvenil é o alvo de duas obras: “O Senhor da Casa do Alto”, escrito pelo vimaranense Carlos Poças Falcão, com ilustrações de Mafalda Neves, será lançado a 09 de março. Durante o ano de 2017, numa parceria entre a Câmara Municipal e a editora Opera Omnia, vai ser editada uma biografia de Raul Brandão, direcionada aos alunos do 2.º ciclo.

A freguesia de Nespereira, onde fica a Casa do Alto, que foi lar do escritor e da mulher Maria Angelina, também terá uma programação própria. Foi ainda criado um site inteiramente dedicado ao escritor: “raulbrandao.pt”. “Guimarães é um exemplo para muitas outras Câmaras que não têm feito esse trabalho de divulgação e prestígio de autores locais”, notou Francisco José Viegas, comissário do evento.