07 julho 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães celebra 30 anos do Teleférico da Penha

Redação
Sociedade \ domingo, julho 06, 2025
© Direitos reservados
Teleférico da Penha assinala três décadas e reforça a importância da infraestrutura no turismo, identidade e projeção futura do território.

O Teleférico da Penha celebrou 30 anos de funcionamento. A cerimónia evocativa decorreu na estação superior, num momento que reuniu entidades locais e relembrou a importância simbólica e turística deste equipamento para Guimarães.

Entre os presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, e a Presidente da Direção da Cooperativa Turipenha, Sofia Ferreira. A data foi assinalada com a inauguração da exposição permanente “Voar entre a Montanha e a Cidade”, composta por fotografias e recortes da imprensa que documentam os primeiros tempos do teleférico, inaugurado em 1995.

Foi ainda lançada uma edição especial da obra O Céu sobre a Montanha, com textos de Carlos Poças Falcão e fotografias de Ana Paula Meneses, pensada especialmente para esta celebração.

Na sua intervenção, Domingos Bragança destacou o impacto do teleférico: “É uma obra coletiva e um símbolo da ligação entre Guimarães e a Montanha da Penha. É tempo de pensar o que queremos para os próximos 30 anos.” Já Sofia Ferreira relembrou a viagem inaugural de 1995, afirmando: “Celebramos hoje a concretização de um sonho, como há 30 anos.”

Desde a sua abertura, o teleférico registou mais de 6,3 milhões de viagens. O ano de estreia continua a ser o mais expressivo, a ultrapassar as mais de 400 mil registadas. 

Três décadas depois, o Teleférico da Penha continua a ser uma ponte suspensa entre o passado e o futuro — entre a cidade e a montanha.