Guimarães avança com equipas multidisciplinares de saúde no terreno
Nesta quinta-feira foram enviadas as primeiras equipas multidisciplinares de saúde criada no âmbito da resposta à pandemia da COVID-19 em Guimarães para o terreno, com intervenção em toda a rede escolar do concelho de Guimarães, num processo que decorre em articulação com a ARS Norte e ACES do Alto Ave (estruturas representativas do Ministério da Saúde) e a Câmara Municipal de Guimarães.
Estão definidas cinco equipas multidisciplinares de suporte com intervenção nas escolas e na comunidade, constituídas por um(a) enfermeiro/a do ACES do Alto Ave, um(a) técnico(a) de serviço social da Câmara Municipal e um elemento das Forças de Segurança.
“Através destas equipas será possível garantir o apoio direto à população e, principalmente, à comunidade escolar numa relação direta e de proximidade que permite igualmente agir de uma forma célere e de prevenção à propagação deste vírus”, realçou o presidente da Câmara Municipal.
A vereadora da Educação, Adelina Pinto, corroborou com essas palavras acrescentando que as equipas “vão dar um contributo essencial na área da logística, da saúde e da segurança” perante alguns dos problemas detetados na comunidade escolar, e que “é fundamental desenvolvermos políticas de prevenção e maior informação aos nossos jovens para combater esta pandemia”.
As Equipas Multidisciplinares de Suporte Comunitário realizam visitas de acompanhamento, partilha de informação relevante, apoio aos cidadãos em situação de confinamento obrigatório, verificam se os cidadãos em confinamento obrigatório necessitam de ajuda alimentar, apoio social ao próprio ou à sua família, necessidade de apoio psicológico ou verificar da adequação das condições da habitação para cumprimento do confinamento obrigatório.
As respetivas equipas funcionam todos os dias, com a coordenação assegurada pelo ACES do Alto Ave e a Unidade Saúde Pública.