26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães apresenta novo ciclo dedicado à música clássica

Paulo Dumas
Sociedade \ segunda-feira, agosto 19, 2019
© Direitos reservados
Cinco concertos numa semana é a proposta da primeira edição do Festival Guimarães Clássico, que se apresentará em vários pontos da cidade. Além dos concertos, o festival terá também uma componente formativa em residências artísticas.

Um novo ciclo de programação dedicado à música erudita começa esta segunda-feira em Guimarães, prolongando-se até ao final da semana, 24 de agosto, com a interpretação da peça "Quatro Estações", de António Vivaldi. A mais conhecida peça do compositor italiano da época barroca será interpretada por uma orquestra de cordas, que juntará 19 músicos.

O Festival Guimarães Clássico começou durante a tarde de segunda-feira, 19, depois de ter sido publicamente apresentado no Conservatório de Guimarães. A ideia parte da estrutura do Quarteto de Cordas de Guimarães, que convidou músicos portugueses e internacionais para residências artísticas na cidade.

As residências artísticas têm sido um forma recorrente na cidade para estimular a criação, o intercâmbio de artistas e das suas sensibilidades criativas. Paulo Lopes Silva, adjunto da vereadora da Cultura, confirma que "existe um modelo que tem sido implementado numa lógica de residências artísticas e que se complementa com este festival, permitindo uma interação com músicos de referência no panorama internacional e também na captação de novos talentos".

O programa de concertos é composto por cinco concertos, em vários pontos da cidade de Guimarães. Este aspeto da itinerância foi sublinhado por Emanuel Salvador, diretor artístico do festival, referindo-se às várias salas e igrejas com possibilidades para a apresentação de concertos. "Guimarães é uma cidade interessante para este tipo de eventos" - refere o diretor do festival.

O primeiro concerto está marcado para as 21h30 de segunda-feira, 19, na Basílica de S. Pedro, no Toural. O Quarteto de Cordas Al-Pari, da Polónia, fará o concerto de abertura interpretando peças de Beethoven e dos compositores polacos Stanisław Moniuszko e Grażyna Bacewicz.

O Festival Guimarães Clássico é um projeto que junta o Quarteto de Cordas de Guimarães e a Câmara Municipal. O festival tem o intuito de promover a música de câmara, juntando elementos do quarteto e músicos que visitam a cidade durante uma semana. Nesta período partilham o palco e as salas de aula com talentosos jovens músicos vindos tanto de Portugal como do estrangeiro.

Programa do Festival Guimarães Clássico

[table id=20 /]

O programa detalhado poderá ser consultado neste link.