19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Greve função pública: Nove escolas básicas do norte do concelho sem aulas

Redação
Educacao \ sexta-feira, novembro 18, 2022
© Direitos reservados
Estabelecimentos abertos, mas sem atividades letivas em virtude da greve dos funcionários públicos.

Nove escolas de ensino básico do norte do concelho estão sem atividade letiva esta sexta-feira devido à greve da função pública. Num total de 21 escolas, de três agrupamentos, há então nove sem aulas, o que corresponde a sensivelmente 43%.

O Agrupamento de Escolas das Taipas é aquele em que o impacto da greve é mais significativo, com cinco escolas sem aulas. São os casos das escolas da Charneca, Pinheiral, Vieite, Longos e Igreja. Ou seja, apenas a escola sede, a EB 2/3 das Taipas e Agrolongo têm atividade letiva.

No Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso – Ponte o impacto é “residual”, segundo a direção, que dá conta que dos seis estabelecimentos de ensino apenas dois não conseguem assegurar as atividades leivas, nomeadamente o Centro Escolar de Ponte e a Escola Básica de Sande.

O cenário em Briteiros é semelhante. "Não há grande impacto", com dois dos oito estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Briteiros a não ter aulas, a Escola Básica de Donim e Escola Básica de Serrado.

Em todo os casos as escolas estão abertas, os professores encontram-se a trabalhar, mas sem componente letiva devido ao facto de as escolas não conseguirem assegurar as aulas em virtude da falta de pessoal não docente.