Gratidão e reconhecimento: Adelina Pinto homenageada na gala do AE Taipas
Adelina Paula Pinto foi homenageada na IV Gala de Mérito e Reconhecimento do Agrupamento de Escolas das Taipas, que uma vez mais reconheceu alunos, professores, auxiliares e outros elementos da comunidade escolar. A vereadora municipal com o pelouro da educação foi uma das principais homenageadas na cerimónia que decorreu no Auditório dos Bombeiros das Taipas no dia 18 de dezembro – quarta-feira.
Com várias atuações musicais, quer do Conservatório de Guimarães quer do Grupo de Alunos de Educação Musical da Escola Básica das Taipas, para além dos prémios entregues aos alunos que compõe o Quadro de Mérito, foram ainda homenageados os professores e assistentes operacionais com 25 anos de casa no Agrupamento de Escolas das Taipas, bem como professores e assistentes operacionais que se aposentaram.
No momento alto da gala, João Montes – diretor do AE Taipas – destacou Adelina Pinto como alguém que “faz a diferença na vida e no quotidiano de cada aluno”. Foi o diretor do agrupamento a fazer o anúncio e a elencar os motivos que, na sua opinião, justificam esta homenagem. “Compromete-se com objetivos e cumpre-os”, “oferece uma enorme retaguarda à escola, aos alunos e às famílias”, ou “corporiza os nossos valores culturais e comunitários com dimensão humanista”, vincou João Montes, destacando também o “compromisso extraordinário com o AE Taipas”.
Na ótica do diretor do agrupamento de escolas taipense, “a educação no concelho de Guimarães tem a sua marca indelével”. “Tem dado um contributo assinalável no concelho, mas também no quadro educativo em Portugal”, frisou, apontando, ainda assim, a marca da “equidade” como uma das principais marcas de Adelina Pinto enquanto vereadora da educação. “Colocou a equidade educativa no coração da agenda do município enquanto instrumento para tornar o sistema educativo mais justo. A origem, ou circunstância pessoal ou social, mão é impeditiva para que a criança chegue ao seu pleno: a justiça social”, concluiu.
“Nervosa”, tal como a própria reconheceu, Adelina Pinto lembrou os “anos fabulosos” em que foi professora no Agrupamento de Escolas das Taipas, onde lhe “deram autonomia e permitiram desenvolver projetos”. A vereadora frisou que, tal como, fava tudo pelas suas turmas enquanto professora, tem o mesmo empenho no cargo que ocupa atualmente. “Sempre dei tudo pelas minhas turmas. Hoje, o que sinto é que faço o mesmo e dou tudo pelo universo das oitenta escolas que Guimarães tem e pelas centenas de turmas que Guimarães tem.
De resto, Adelina Pinto agradeceu as palavras de João Montes, dando precisamente ênfase à “equidade” enquanto “pedra basilar” do seu percurso. “Quando morrer, o que quero que esteja na minha lápide é: «Aquela que lutou pela equidade». É a minha palavra chave, acreditar que a escola faz a diferença e que ser de uma família mais pobre, com menos literacia, não é fatalidade”, terminou. Adelina Pinto foi também homenageada na Escola Secundária das Taipas, no Dia da ESCT.
PREMIADOS AE TAIPAS
Prémio Aluno Revelação
Matilde Freitas
Prémio Integração
Salvador López
Professores com 25 AE Taipas
Adelaide Sousa
Artur Isac
Maria de Fátima Gonçalves
Assistentes Operacionais com 25 AE Taipas
Daniela Pimenta
Rosa de Fátima Pereira
Professores aposentados
Maria de Lurdes Pinto
Maria Simões
Teresa Castelo Branco
Assistentes Operacionais aposentados
Teresa Marques