18 setembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Gouveia e Melo visita campus de Azurém da UMinho esta sexta-feira

Sofia Rodrigues
Política \ quinta-feira, setembro 18, 2025
© Direitos reservados
O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo visita esta sexta-feira o supercomputador "Deucalion", em Guimarães, e participa à noite numa conferência da associação CIVICUS, em Braga.

O Almirante Henrique Gouveia e Melo vai estar em Guimarães na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro, a partir das 15h30 horas. A deslocação inclui uma visita ao campus de Azurém da Universidade do Minho, onde está instalado o supercomputador “Deucalion”, na Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho, em Guimarães.

O candidato presidencial vai inteirar-se de um equipamento que tem capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo. “Inaugurado há dois anos, no dia 06 de setembro de 2023, o Deucalion visa acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em diversos domínios”, recorda Vítor Oliveira, mandatário de Guimarães da candidatura do Almirante.

Inteligência artificial, medicina personalizada, design de fármacos e novos materiais, observação da Terra e oceanos, combate às alterações climáticas e fogos, criação de smart cities, ordenamento do território, mobilidade e veículos autónomos são alguns exemplos associados a um projeto conjunto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da empresa comum europeia EuroHPC, com a colaboração da Universidade do Minho, tendo representado um investimento de 20 milhões de euros.

Gouveia e Melo estará acompanhado pela estrutura de campanha, mais precisamente pelo coordenador da zona norte, Carlos Caneja Amorim, pelo coordenador local, António Ribeiro, além do mandatário de Guimarães e de outros membros da região norte que integram a direção de candidatura.

Após a visita ao "Deucalion", a comitiva liderada por Henrique Gouveia e Melo segue para Braga, onde o candidato presidencial vai participar como orador numa conferência promovida pela associação CIVICUS, que decorrerá na Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, a partir das 21 horas.

Já durante o dia de sábado, 20 de setembro, a partir das 09h30 horas, está marcada uma sessão pública de recolha de assinaturas, que decorrerá no centro da cidade de Guimarães, mais precisamente, junto à Torre da Alfandega, onde está a inscrição “Aqui Nasceu Portugal”.

A recolha oficial de assinaturas para a formalização da candidatura do Almirante Gouveia e Melo à Presidência da República insere-se no programa de realização de rotas temáticas que a delegação de Guimarães está a promover pelo território vimaranense.

As equipas de voluntários estão distribuídas pelo concelho a recolher assinaturas com a declaração de requerimento de certidão de inscrição no recenseamento eleitoral e a declaração de propositura de candidatura, que serão entregues no Tribunal Constitucional, nos termos da Lei Eleitoral para a escolha do próximo Presidente da República.

As rotas pelo concelho vão continuar no comércio local, abrangendo também os estabelecimentos comerciais existentes na periferia, em especial, nas vilas e em todas as freguesias do concelho de Guimarães. Depois do comércio de rua, seguir-se-á a recolha de assinaturas com rotas pelas instituições de Guimarães, associações culturais, sociais e desportivas, tecido empresarial, entre outras organizações do setor público e privado da área geográfica vimaranense.