19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

GNR sensibiliza para a proteção da floresta junto ao recinto da feira

Redação
Sociedade \ segunda-feira, fevereiro 21, 2022
© Direitos reservados
Num momento em que se fala de seca no país, o SEPNA está a alertar a população para as medidas a ter na realização das queimadas.

Durante esta segunda-feira agentes da Guarda Nacional Republicana marcaram presença na Avenida dos Bombeiros Voluntários, numa ação de sensibilização da Floresta Segura 2022.

Perante um Inverno de menor humidade, a campanha espalha-se pelo país para avisar sobre as medidas de precaução para quem pretende realizar queimadas. Esta ação, que se irá espalhar ao longo do mês de março, foca-se sobretudo na explicação à população de como podem exercer as queimadas da forma mais segura, apelando sempre ao registo na plataforma do INPE ou através das Câmaras Municipais.

“Esta altura é quando as pessoas têm a prática de fazer o maior número de queimas, no entanto, os combustíveis estão muito secos, há falta de humidade e se não se tiver o cuidado necessário para fazer as queimas corremos o risco de ter incêndios, como os que temos tido ultimamente. O vento é inconstante, as temperaturas variam e as pessoas até podem pensar que têm a fogueira apagada, mas basta o vento mudar de direção para ter aí um incêndio”, refere o agente do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente de Guimarães, Júlio Palma.