18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Freguesia de Caldelas receberá bandeira verde pela primeira vez

Paulo Dumas
Sociedade \ quinta-feira, maio 30, 2019
© Direitos reservados
Inscrita pela primeira vez no concurso promovido pela ABAE e dirigido à freguesias portuguesas, Caldelas conseguiu uma classificação de 87,1%. É uma das dez freguesias vimaranenses a quem será entregue uma bandeira verde.

Foram divulgados os resultados da edição 2018-2019 do concurso Eco-Freguesias XXI. A freguesia de Caldelas inscreveu-se pela primeira vez e conseguiu ser uma das freguesias com classificação acima dos 50% - o mínimo necessário para receber a bandeira verde.

Em Guimarães, participaram mais freguesias do que na edição do ano passado. Nesta terceira edição do concurso serão dez as freguesias a receber a bandeira verde, no próximo dia 6 de junho, no Mosteiro de Tibães, em Braga.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, que iniciou em 2014 um trabalho junto das freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. O concurso analisa 30 indicadores, organizados em dez grupos, desde a educação para a sustentabilidade até à promoção do desenvolvimento do território.

Entretanto, também já são conhecidos os resultados do concurso Eco Famílias XXI edição de 2018/19. A freguesia de Caldelas aderiu também pela primeira vez a este concurso, apresentado-o publicamente no passado mês de outubro de 2018 e lançando o desafio à famílias taipenses.

Inscreveram-se seis famílias da freguesia de Caldelas e foram apurados os três primeiros classificados: José Inácio da Fonseca - primeiro lugar, irá receber um compostor; Raquel Silva - recebe um jantar num restaurante vegetariano; e em terceiro lugar ficou classificado freguês António Azevedo de Oliveira, recebendo um pack família da Taipas Termal.