Francisco Rodrigues vence e Doroteia Peixoto bisa na Corrida das Taipas
A prova masculina voltou a ser dominada pelo Sporting de Braga e a prova feminina teve a mesma vencedora de 2023 em mais uma edição da Corrida de Caldas das Taipas, a 17.ª.
O bracarense Francisco Rodrigues foi o mais rápido entre os 479 atletas que se aventuraram pelo trajeto de 10 quilómetros, ao cruzar a meta, na Alameda Rosas Guimarães, com um tempo de 31.14 minutos.
Francisco Rodrigues garantiu o primeiro lugar com uma diferença de seis segundos face ao concorrente mais próximo, Carlos Costa, do Vizela Corre. O pódio ficou completo com Diogo Rosário (31.49 minutos), atleta do Sporting de Braga, emblema que garantiu quatro dos seis primeiros lugares: o vencedor de 2023, Paulo Barbosa, foi quinto classificado, enquanto João Paulo Fontão foi sexto.
Sete minutos depois, a fita voltou a erguer-se para ser derrubada por Doroteia Peixoto. Vitoriosa em 2023, a corredora dos Amigos da Montanha repetiu o feito este ano, com um tempo de 38.28 minutos, à frente de Mónica Silva (Clube Desportivo de São Salvador do Campo), que alcançou a marca de 38.39 minutos, e de Mariana Machado (Associação Moinho de Vermoim), que completou o pódio com o tempo de 40.30 minutos.
Antes, dezenas de pessoas fizeram-se à estrada para a habitual caminhada, e a Corrida da Pequenada voltou a circular pelo Parque de Lazer de Caldas das Taipas, com Afonso Mendes a ser o mais rápido a nível masculino e Luísa Lima a nível feminino.
Pedro Regueiras, presidente do NAT e principal responsável pela organização na prova, faz um "balanço extremamente positivo num segundo ano com inscrições lotadas". Com o percurso certificado, o NAT pensa em incluir a prova no Campeonato Nacional de Estrada.