24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

"Foi uma surpresa": a noite em que Elisabete Matos veio às Taipas com o PS

Pedro C. Esteves
Política \ terça-feira, janeiro 25, 2022
© Direitos reservados
O Partido Socialista organizou um plenário na vila de Caldas das Taipas. A falar "em casa", Luís Soares e Elisabete Matos abordaram as Legislativas. "A Elisabete tem sido a maior surpresa", vincou-se.

"Para mim também foi uma surpresa". Elisabete Matos começou assim a intervenção no plenário de cidadãos organizado pelo Partido Socialista no Auditório Mário Rodrigues, na EB 2,3 de Caldas das Taipas. Habituada a outros palcos, a taipense n.º2 pelos socialistas em Braga lembrou a infância e projetou os desafios do devir. A cultura, "o parente pobre das nossas vidas", será uma das prioridades da soprano que assumiu o cargo de diretora do Teatro Nacional de São Carlos.

Num plenário dirigido a algumas dezenas de apoiantes, marcou também presença o taipense Luís Soares, que surge no sexto lugar na lista por Braga, Joaquim Barreto e o cabeça de lista do partido por Braga às eleições legislativas: o natural de Baião José Luís Carneiro. 

Luís Soares apontou à conterrânea competências que vão "prestigiar" e "engradecer o projeto" do partido. "A Elisabete é maior surpresa que tivemos, mas o nosso maior orgulho", disse. Destacaram-se as "qualidades artísticas" e a história de superação: "Era improvável que alguém que nasceu na vila das Taipas pudesse pisar os maiores palcos do mundo afirmar-se numa posição tão difícil". O atual presidente da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas reiterou também "o orgulho" por ter sido eleito à Assembleia da Republica pela primeira vez em 2015.

Agora, sete anos depois, há hipótese de o Parlamente receber mais um taipense. Elisabete Matos disse ter aceitado o desafio "de defender a região". "Trabalhar pela nossa gente, gente com cultura, com património, o nosso maior património será sempre o que falará de nós. Tenho pouca experiência política, mas aprenderei com todos os que estarão ao meu redor", referiu.

O Partido Socialista tem replicado estes plenários em vários pontos do distrito. Neles, são feitos "balanços da governação 2015-2021", explicações acerca das principais medidas do programa eleitoral do PS.