19 maio 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Seis grupos atuam no 40.º festival de folclore de Vila Nova de Sande

Redação
Cultura \ terça-feira, julho 18, 2023
© Direitos reservados
No próximo sábado, o centro social de Vila Nova de Sande é palco para quatro grupos portugueses, um das Filipinas e outro da Venezuela, a partir das 21h00.

Aos 45 anos de existência, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande organiza o seu festival internacional de folclore pela 40.ª vez no próximo sábado; a partir das 21h00, é um dos seis coletivos que sobe ao palco instalado no Centro Social, Cultural, Desportivo e Recreativo de Vila Nova de Sande.

Acompanham o grupo anfitrião o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena (Alverca do Ribatejo), o Rancho Folclórico de Perosinho (Vila Nova de Gaia), e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (Esposende). Os outros grupos provêm das Filipinas e da Venezuela, dois países pela primeira vez representados no evento: são eles a Compañía de Danzas Ballet Scorpio, da cidade venezuelana de Aurare, e o LIKHA - Pilipino Folk Ensemble, grupo que apresenta a cultura indígena filipina, embora sediado em San Francisco, nos Estados Unidos.

“Esta é uma iniciativa que continua a surpreender, pela qualidade e diversidade dos grupos participantes e pela preocupação na inovação de formatos que cativem o público”, realça o grupo folclórico de Vila Nova de Sande, chamando a atenção para outros momentos que prometem “deliciar todos os presentes, pela sua componente surpresa, como é o exemplo do tema da dinâmica da abertura do Festival”.

O objetivo principal do evento, realça o coletivo vimaranense, é o de “organizar um evento agradável, com o maior rigor e qualidade possível, para o público que nos visita”. “O público é o nosso foco principal. É como uma afirmação do compromisso de credibilidade que o público tem a vindo a reconhecer em nós”, vinca ainda o comunicado.