20 junho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Feira da Terra de Longos: através das associações junta-se a comunidade

Bruno José Ferreira
Freguesias \ quinta-feira, maio 09, 2024
© Direitos reservados
A Escola EB 1 de Longos recebe este sábado e domingo a Feira da Terra. Com animação musical e praça alimentar, o evento organizado pela Junta – com apoio do município – pretende reunir a comunidade.

A Junta de Freguesia de Longos organiza este fim de semana – dias 11 e 12 de maio – mais uma edição da Feira da Terra, um evento que junta a comunidade através das diversas associações da freguesia, com um cartaz vasto que se prolonga pelos dois dias, sábado e domingo. O evento estava inicialmente agendado para o fim de semana de maio, mas foi adiado devido às condições climatéricas que então se fizeram sentir.

Tendo como palco a Escola EB 1 de Longos, a abertura está agendada para as 15 horas de sábado, com exposição de carros clássicos, praça alimentar, venda de produtos da terra e ainda animação musical. Da parte da noite continua a praça alimentar e a venda de produtos da terra, havendo ainda animação com atuação de Bento Batista, Carlos Ribeiro, Tino de Rans, Who is laughing now, don giovanni e a Academia Nokaute Dança.

Já no domingo, da parte da manhã, será realizada uma Caminhada Solidária e uma Aula de Pilates, com organização da Associação Braços d’Afetos. Da parte da tarde o programa contempla novamente exposição de carros clássicos, praça alimentar, venda de produtos da terra e animação musical, oferta à qual se junta a atuação das Meninas de Dança de Longos, do Grupo Folclórico de Longos e atuação musical da Associação Braços d’Afetos. Ainda durante a tarde terá lugar o Jogo do Poio. O fecho da Feira da Terra de Longos está marcado para as 18 horas de domingo, sendo que esta organização da Junta de Freguesia de Longos conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

Isilda Silva, presidente da Junta de Freguesia de Longos, destaca o “caráter comunitário” desta iniciativa, que “envolve a comunidade através da participação de todas as associações da freguesia, que participam na feirinha”, esclarece. De resto, Isilda Ferreira acrescenta ainda que “a maior parte das pessoas que temos cá a vencer os seus produtos são cá da freguesia” e “vem tudo a título gratuito para que se possa ter um bom momento em comunidade e com animação”.