18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Faleceu João Baptista Ribeiro

Redação
Sociedade \ quarta-feira, novembro 23, 2022
© Direitos reservados
Carismático dirigente associativo em algumas associações taipenses e de Sande S. Clemente. Funeral realiza-se sexta-feira, às 10 horas.

João Baptista Ribeiro foi durante mais de duas décadas dirigente do Clube Caçadores das Taipas, tendo sido presidente da Direção durante largos anos. Também fez percurso associativo na Banda Musical de Caldas das Taipas onde chegou também a ser presidente da Direção, bem como, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas. Foi ainda um dos grandes impulsionadores da criação do Rotary Club de Caldas das Taipas, instituição que integrou durante vários anos. Em Sande S. Clemente, sua terra natal e onde residia, também esteve envolvido em diversos movimentos associativos. Foi ainda Presidente da Junta de Freguesia local, o primeiro a ser eleito após o 25 de abril de 1974, inicialmente numa Comissão Instaladora e, depois, por três mandatários consecutivos.

Faleceu com 83 anos. O seu corpo encontra-se em câmara ardente na Capela Mortuária de Sande S. Clemente. As cerimónias fúnebres realizadas-se na sexta-feira, 25 de novembro, pelas 10 horas, na Igreja de Sande S. Clemente seguindo para sepultar no cemitério local.

João Baptista Ribeiro faleceu a 23 de novembro, dia em que se assinala o 99º aniversário do Clube Caçadores das Taipas, instituição taipense a quem dedicou grande parte da sua vida. Confidenciava às pessoas mais próximas ter o sonho de celebrar o centenário do Clube Caçadores das Taipas. Acabou por falecer no dia do 99º aniversário e, ao mesmo tempo, o primeiro dia de comemoração do centenário do “seu” Taipas.

Aos seus familiares, o jornal Reflexo endereça as mais sentidas condolências.

Ndr : Foto de arquivo (1995)

Confira abaixo uma das primeiras grandes entrevistas realizadas pelo jornal Reflexo na sua edição nº 7 de Janeiro/Fevereiro de 1995.