22 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Faleceu Francisca Abreu, ex-vereadora municipal

Redação
Sociedade \ quinta-feira, agosto 27, 2020
© Direitos reservados
Francisca Abreu, ex-vereadora da Educação e da Cultura Câmara da Municipal de Guimarães entre 1998 e 2013, faleceu esta quarta-feira no Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, vítima de doença.

Com um legado de âmbito cultural imenso para o concelho, Francisco Abreu foi responsável pela candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura e foi membro do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, instituição criada para criação, gestão e realização do programa cultural de Guimarães 2012. Factos pelos quais foi reconhecida em 2019 com a Medalha de Mérito Cultural Municipal em ouro.

“O sucesso de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 constituiu exemplo para toda a Europa de como uma cidade média, a partir do envolvimento de toda a população, podia realizar um evento de amplitude europeia, ficando em muito a dever-se à visão cosmopolita, arrojada e integradora, da então Vereadora Francisca Abreu”, dá conta o município numa nota em que decreta dois dias de luto municipal.

Nascida em Vilarinho, Santo Tirso, Francisca Abreu frequentou o ensino secundário no Liceu Nacional de Guimarães, tendo sido interna do Colégio do Sagrado Coração de Maria, onde integrou o grupo juvenil que aí desenvolveu uma marcante intervenção cultural. Na década de 1970 frequentou a Universidade de Coimbra onde foi ativista estudantil. Licenciada em Filologia Germânica, foi professora e dirigente em diversos estabelecimentos de ensino até ser colocada na Escola Secundária Martins Sarmento, em 1982/1983, vindo ali a ser eleita Presidente do Conselho Executivo durante dez anos de 1987 a 1998.

O Reflexo endereça a todos os seus familiares as mais profundas e sentidas condolências.

Artigos relacionados