
Executivo aprova reabilitação do posto territorial da GNR das Taipas
A Câmara Municipal de Guimarães aprovou, na reunião realizada esta terça-feira, dia 22 de julho, a abertura do concurso público para a obra de reabilitação e refuncionalização do posto territorial da GNR das Taipas. A empreitada, com um valor base de 1.631.821,25€, acrescido de IVA, será repartida por dois anos, 2025 e 2026, em regime de compromisso plurianual, prevendo-se um prazo de execução de 365 dias.
Para Ricardo Araújo, vereador do PSD, esta é uma intervenção "prioritária e urgente". O vereador da oposição lembrou que, em 2024, durante a campanha para as legislativas, visitou o quartel da GNR das Taipas e assumiu publicamente o compromisso de tudo fazer para que a requalificação avançasse. Sublinhou o estado de degradação das instalações, que classificou como "vergonhoso", e destacou que, nesta reunião de Câmara foi votado "o início do procedimento que só é possível graças ao envelope financeiro assegurado pelo Governo de Luís Montenegro".
Na sua intervenção, o vereador da oposição fez questão de frisar que, apesar de muitos se terem comprometido com a obra no passado, foi o atual Governo que "criou as condições necessárias" para que a autarquia possa finalmente avançar com a empreitada, através da assinatura de um protocolo entre Governo e Câmara.
Já o presidente da Câmara, Domingos Bragança, reconheceu o papel do atual Governo na formalização do protocolo que assegura o financiamento da obra. No entanto, fez questão de clarificar que o projeto já estava concluído antes da assinatura do acordo, fruto de um trabalho desenvolvido e financiado pela Câmara nos últimos dois a três anos.
"Foi com o Governo da AD que protocolámos a obra, e ainda bem que há seguimento, independentemente do partido que está no Governo. Mas se não tivéssemos o projeto pronto, financiado pela Câmara de Guimarães, não tínhamos o posto da GNR das Taipas para lançar a concurso.", disse o autarca.
Bragança sublinhou ainda que a intervenção no quartel não fazia parte dos 30 compromissos iniciais do seu mandato, mas que será concretizada, refletindo a capacidade de planeamento do município.