25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“Este lugar não é para velhos” já tem atividades calendarizadas

Redação
Freguesias \ terça-feira, fevereiro 19, 2019
© Direitos reservados
Foi inaugurado no passado domingo, 17 de fevereiro, o novo Espaço de Convívio Sénior das Taipas. A nova infraestrutura já recebeu a sua primeira iniciativa e tem já calendarizado um leque diversificado de atividades semanais.

Localizado no recinto da Feira Semanal das Taipas, este novo espaço de desenvolvimento pessoal e social, foi caracterizado por Luís Soares, presidente da Junta de Caldelas, como um lugar destinado a “pessoas que tenham ainda muito para dar à nossa Vila e às nossas causas”.

Em documento distribuído à imprensa, a Junta de Caldelas dá conta que “Este lugar não é para velhos” é um espaço destinado a quem “se pretende manter ativo, criativo e participativo. Não é para velhos, porque um espírito jovem nunca envelhece”.

Na cerimónia de inauguração, realizada na tarde do passado domingo, a vogal da Junta de Freguesia com o pelouro da ação social e saúde, Patrícia Correia, apresentou o projeto caracterizando-o como “um espaço de partilha, aprendizagem, participação”, discurso seguido pela sua congénere no Executivo da Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira, que referiu que “este será um espaço de criatividade, onde habitará a alegria, o conforto e que vai fazer despertar muitos talentos”.

A primeira iniciativa neste novo espaço de convívio, realizou-se na passada segunda-feira, com uma ação de informação e sensibilização sob a responsabilidade da enfermeira Elisabete Melo, que representou a Unidade de Cuidados na Comunidade Sol Invictus do ACES do Alto Ave.

Para os próximos tempos, estão já previstas e programadas uma série de atividades semanais e serão ainda realizadas, pontualmente, visitas a museus, exposições, monumentos, cinema e teatro e atividades ao ar livre. As inscrições encontram-se abertas nos serviços administrativos da Junta de Freguesia de Caldelas.

 

O horário/programa das atividade a realizar é o seguinte: 

Rastreios Clínicos (Projeto “Mais vale prevenir”) - - Todas as segundas-feiras, às 9.30h.

Aulas de Pilates/Ginástica (Projeto “Move-te”) – Todas as quartas-feiras às 15h nas instalações do Ginásio Nokaute.

Atelier “Trapos e Farrapos” (bordados, crochet, costura) – Às terças, quintas e sextas-feiras, das 15h às 17h.

Atelier “Palavras Soltas” (leitura e escrita) – Quinzenalmente, às sextas-feiras, às 9.30h.

Atelier “Am’Arte” (pintura, desenho e artes plásticas) - às quintas e sextas-feiras, das 15h às 17h.

Atelier “Em cena” (Teatro) - Horário e dia a definir.