18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

"Está concretizado o sonho". Tapete verde do Campo da Fraga inaugurado

Pedro C. Esteves
Desporto \ sábado, agosto 13, 2022
© Direitos reservados
A requalificação do Campo da Fraga, casa do GD Santo Estevão, foi inaugurada este sábado. Lembrou-se o passado, perspetivou-se o futuro num dia de festa para o clube.

"Este é um campo importante para a freguesia e também para as freguesias vizinhas. É de todos". Francisco Mendes, presidente do GD Santo Estevão, terminava assim a intervenção em plena tela verde do Campo da Fraga. Verde, sim. O pelado desapareceu de vez com a requalificação do espaço inaugurado este sábado.

Numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do autarca local, Vítor Pais, e do líder da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, lembrou-se o passado e perspetivou-se o futuro. "Hoje temos aqui esta obra e ela é fruto de muito trabalho, agradeço a ajuda do município agradeço, a 'pressão' do Vítor País, e a ajuda dos dos patrocinadores e dos nossos sócios — se calhar dos clubes com mais sócios na região", disse Francisco Mendes.

As palavras de agradecimento marcaram também as palavras de Francisco Araújo. "Está concretizado o sonho em que sempre acreditamos", frisou o presidente da mesa da Assembleia Geral. O dia era de festa. Para além do descerrar da placa, o clube organizava a festa de receção ao emigrante. "Esta festa também é vossa. Obrigado pelo vosso apoio, agora temos condições para os receber com dignidade", referiu.

Vítor Pais acredita que a materialização do projeto para o Campo da Fraga é "um feito" que fazia parte de um "sonho" que a comunidade partilhava. "Estamos num dia em que é importante reconhecer o percurso de todos os que participaram", sublinhou, lembrando o trabalho das direções anteriores.

"Tivemos um período muito bom, mas, entretanto, como em tudo, há altos e baixos. É de frisar a importância que tiveram as pessoas que passaram pelo clube em alturas menos boas. E menos nas alturas menos ativas tivemos futsal feminino, o que contribuiu para manter a chama acesa para agora regressar com este fulgor", indicou o presidente da Junta de Freguesia de Briteiros Santo Estevão e Donim.


"Uma obra nunca está acabada"

Da parte do município ficou a ideia de que será possível, no futuro, estender o parque desportivo agora inaugurado até à margem do rio Ave. O último a discursar, Domingos Bragança salientou que "um trabalho nunca está acabado e uma obra nunca está concluída". E, "desde que o projeto seja dinamizador", será apoiado pelo Câmara Municipal de Guimarães. "O apoio que nós demos só é possível com direções da competência de homens como o Francisco Mendes".

O autarca olhou ainda para o panorama desportivo do concelho para reforçar a aposta na reabilitação de estruturas como a do Campo da Fraga. Isto depois do trabalho desenvolvido em Guimarães ter sido elogiado pelo presidente da AF Braga, Manuel Machado: "É o concelho que mais evoluiu em termos de equipamento desportivo. Em Guimarães não haverá um campo pelado, se houver, é um. Agradeço o contributo para uma sociedade ativa".

"Já estive aqui há uns anos. É o mesmo sítio, não é o mesmo campo", disse ainda Manuel Machado, encapsulando todos os discursos da tarde.