28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Espólio com mais de 6 mil fotografias adquirido pela Câmara Municipal de Guimarães

Redação
Sociedade \ terça-feira, março 02, 2021
© Direitos reservados
Espólio é da autoria da antiga Foto Simão e vai ser integrado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Centro histórico, 25 de Abril ou Vitória: tudo isto está retratado num espólio fotográfico com mais de seis mil fotogramas, referente aos anos 60 e 90, que a Câmara Municipal de Guimarães adquiriu à empresa José Carlos Moreira Fotografia. Os fotogramas em questão são parte do espólio da antiga Foto Simão, realizados ao longo de 40 anos, e focam vários temas da vida vimaranense, com um grande destaque para o seu centro histórico classificado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.

O espólio ficará integrado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, devendo ser agora alvo de restauro e devido tratamento pelos seus técnicos, sendo posteriormente disponibilizado a todos os que assim o desejem. A autarquia concretizou assim uma intenção que já tinha manifestado há cerca de uma década.

A vereadora da Cultura, Adelina Paula Pinto, mostrou-se “extremamente feliz”, por garantir um espólio de “valor inestimável”, por retratar “muito bem as vivências do nosso centro histórico, com o edificado e as pessoas a terem uma grande predominância”. “Temos aqui uma excelente base para uma melhor compreensão da segunda metade do século XX em Guimarães, permitindo múltiplas atividades que podem ser realizadas”, acrescentou.